Jó, o sacerdote que Deus elegeu

30/10/2010 14:16

Apostolo Bertoni

 

Presidente e Ministro da Igreja Apostolica e Profetica Aguas/SP (Sede) - www.igrejaaguas.com.br

 

1. Então, respondeu Jó ao Senhor: 2. Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado. 3. Quem é aquele, como disseste, que sem conhecimento encobre o conselho? Na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia. 4. Escuta-me, pois, havias dito, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás. 5. Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem. 6. Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza. 7. Tendo o Senhor falado estas palavras a Jó, o Senhor disse também a Elifaz, o temanita: A minha ira se acendeu contra ti e contra os teus dois amigos; porque não dissestes de mim o que era reto, como o meu servo Jó. 8. Tomai, pois, sete novilhos e sete carneiros, e ide ao meu servo Jó, e oferecei holocaustos por vós. O meu servo Jó orará por vós; porque dele aceitarei a intercessão, para que eu não vos trate segundo a vossa loucura; porque vós não dissestes de mim o que era reto, como o meu servo Jó. 9. Então, foram Elifaz, o temanita, e Bildade, o suíta, e Zofar, o naamatita, e fizeram como o Senhor lhes ordenara; e o Senhor aceitou a oração de Jó. 10. Mudou o Senhor a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o Senhor deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra. 11. Então, vieram a ele todos os seus irmãos, e todas as suas irmãs, e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele em sua casa, e se condoeram dele, e o consolaram de todo o mal que o Senhor lhe havia enviado; cada um lhe deu dinheiro e um anel de ouro. 12. Assim, abençoou o Senhor o último estado de Jó mais do que o primeiro; porque veio a ter catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas. 13. Também teve outros sete filhos e três filhas.14. Chamou o nome da primeira Jemima, o da outra, Quezia, e o da terceira, Quéren-Hapuque. 15. Em toda aquela terra não se acharam mulheres tão formosas como as filhas de Jó; e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos. 16. Depois disto, viveu Jó cento e quarenta anos; e viu a seus filhos e aos filhos de seus filhos, até à quarta geração. 17. Então, morreu Jó, velho e farto de dias” (Jó 42:1 a 17).


INTRODUÇÃO:


É interessante a forma que Deus usa para fazer com que Seus planos aconteçam em nossas vidas.

A história de Jó é tremenda e maravilhosa.

Muito rica em detalhes e em revelações.

Servo verdadeiro de Deus, por permissão do Altíssimo, foi testado por satanás, tendo perdido tudo, menos sua vida:

12. Disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está em teu poder; somente contra ele não estendas a mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR. 13. Sucedeu um dia, em que seus filhos e suas filhas comiam e bebiam vinho na casa do irmão primogênito, 14. que veio um mensageiro a Jó e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pasciam junto a eles; 15. de repente, deram sobre eles os sabeus, e os levaram, e mataram aos servos a fio de espada; só eu escapei, para trazer-te a nova. 16. Falava este ainda quando veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu, e queimou as ovelhas e os servos, e os consumiu; só eu escapei, para trazer-te a nova. 17. Falava este ainda quando veio outro e disse: Dividiram-se os caldeus em três bandos, deram sobre os camelos, os levaram e mataram aos servos a fio de espada; só eu escapei, para trazer-te a nova. 18. Também este falava ainda quando veio outro e disse: Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa do irmão primogênito, 19. eis que se levantou grande vento do lado do deserto e deu nos quatro cantos da casa, a qual caiu sobre eles, e morreram; só eu escapei, para trazer-te a nova. 20. Então, Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a cabeça e lançou-se em terra e adorou; 21. e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR! 22. Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma” (Jó 1:12 a 22).

Mas hoje Deus nos leva a considerarmos o que Ele faz para ajustar todas as coisas ao Seu propósito.

Jó, durante toda a sua tribulação, teve amigos (ou pretensos amigos) que lhe falaram muitas coisas.

As acusações sobre a integridade e a vida de Jó, feitas por Elifaz, o temanita, e Bildade, o suíta, e Zofar, o naamatita permeiam muitos capítulos do livro de Jó.

Deus, ao final, levanta Jó como o Seu sacerdote para ministrar o perdão e o arrependimento na vida destes três.

Vamos ver algumas coisas sobre esses três homens.


ELIFAZ:


Seu nome significa: Deus é Despenseiro? Deus é ouro fino? E também: "meu Deus é ouro (de boa qualidade)".

Era temanita, ou seja: nascido em Temã, que significa "para o sul", localizada a leste da Iduméia.

Jó estava passando por todas as suas lutas e Elifaz repreende a Jó:

4. As tuas palavras têm sustentado aos que tropeçavam, e os joelhos vacilantes tens fortificado. 5. Mas agora, em chegando a tua vez, tu te enfadas; sendo tu atingido, te perturbas. 6. Porventura, não é o teu temor de Deus aquilo em que confias, e a tua esperança, a retidão dos teus caminhos? 7. Lembra-te: acaso, já pereceu algum inocente? E onde foram os retos destruídos?” (Jó 4:4 a 7).

Elifaz exorta a Jó que busque a Deus:

8. Quanto a mim, eu buscaria a Deus e a ele entregaria a minha causa; 9. Ele faz coisas grandes e inescrutáveis e maravilhas que não se podem contar; 10. faz chover sobre a terra e envia águas sobre os campos, 11. para pôr os abatidos num lugar alto e para que os enlutados se alegrem da maior ventura” (Jó 5:8 a 11).

Elifaz acusa Jó de impiedade:

2. Porventura, dará o sábio em resposta ciência de vento? E encher-se-á a si mesmo de vento oriental, 3. argüindo com palavras que de nada servem e com razões de que nada aproveita? 4. Tornas vão o temor de Deus e diminuis a devoção a ele devida” (Jó 15:2 a 4).

Elifaz mostra o justo castigo dos perversos:

“20. Todos os dias o perverso é atormentado, no curto número de anos que se reservam para o opressor. 21. O sonido dos horrores está nos seus ouvidos; na prosperidade lhe sobrevém o assolador” (Jó 15:20 e 21).

Elifaz acusa a Jó de grandes pecados:

“Porventura, não é grande a tua malícia, e sem termo, as tuas iniqüidades?” (Jó 22:5).


BILDADE:


Bildade era suíta, ou seja: proveniente de Suá, que quer dizer riqueza.

Não se encontra nenhuma outra referência na Bíblia sobre Suá, mas apenas neste texto de Jó.

Bildade significa: "amor confuso (por mistura)".

Sobre a vida de Jó Bildade faz alguma afirmações.

A primeira delas é que é a justiça de Deus sendo aplicada a Jó:

20. Eis que Deus não rejeita ao íntegro, nem toma pela mão os malfeitores. 21. Ele te encherá a boca de riso e os teus lábios, de júbilo” (Jó 8:20 e 21).

Bildade descreve sobre Jó a sorte do perverso:

5. Na verdade, a luz do perverso se apagará, e para seu fogo não resplandecerá a faísca; 6. a luz se escurecerá nas suas tendas, e a sua lâmpada sobre ele se apagará; 7. os seus passos fortes se estreitarão, e a sua própria trama o derribará. 8. Porque por seus próprios pés é lançado na rede e andará na boca de forje. 9. A armadilha o apanhará pelo calcanhar, e o laço o prenderá. 10. A corda está-lhe escondida na terra, e a armadilha, na vereda” (Jó 18:5 a 10).


ZOFAR:


Naamatita, ou seja, morador de uma região desconhecida.

Esse lugar desconhecido significa “amabilidade”.

O nome Zofar significa: gorjeador, pardal.

Zofar acusa Jó de iniqüidade:

3. Será o caso de as tuas parolas fazerem calar os homens? E zombarás tu sem que ninguém te envergonhe? 4. Pois dizes: A minha doutrina é pura, e sou limpo aos teus olhos” (Jó 11:3 e 4).

Zofar descreve as calamidades dos perversos, e compara Jó a um perverso:

26. Todas as calamidades serão reservadas contra os seus tesouros; fogo não assoprado o consumirá, fogo que se apascentará do que ficar na sua tenda. 27. Os céus lhe manifestarão a sua iniqüidade; e a terra se levantará contra ele. 28. As riquezas de sua casa serão transportadas; como águas serão derramadas no dia da ira de Deus. 29. Tal é, da parte de Deus, a sorte do homem perverso, tal a herança decretada por Deus” (Jó 20:26 a 29).


JÓ:


Seu nome significa odiado, mas também significa: "clamor de aflição" ou "eu exclamarei".

Jó, pela sua maneira de falar, talvez tenha deixado alguma impressão ruim no coração de seus amigos.

Mas, na verdade, por tudo o que Deus fala dele, mostra que no seu coração não havia nada contra Deus, mas simplesmente desabafo de um filho para seu Pai.

Jó, na verdade também se queixa do trato de seus amigos:

2. Tenho ouvido muitas coisas como estas; todos vós sois consoladores molestos. 3. Porventura, não terão fim essas palavras de vento? Ou que é que te instiga para responderes assim? 4. Eu também poderia falar como vós falais; se a vossa alma estivesse em lugar da minha, eu poderia dirigir-vos um montão de palavras e menear contra vós outros a minha cabeça;...” (Jó 16:2 a 4).

Jó, embora sofrendo, sabe que seu Redentor vive:

“Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra” (Jó 19:25).


A RESTAURAÇÃO DE JÓ:


Sua restauração começa com uma declaração tremenda:

Então, respondeu Jó ao Senhor: Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado” (Jó 42:1 e 2).

Declare hoje isso a Deus, meu irmão e saia da sua aflição.

Declare ainda: “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem” (Jó 42:5).

Ele tinha feito, logo no início do seu processo de sofrimento, algumas coisas muito importantes, que Deus certamente levou em conta, principalmente conhecendo o seu coração:

Então, Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a cabeça e lançou-se em terra e adorou;...” (Jó 1:20).

Adorou a Deus!

Então, sua mulher lhe disse: Ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre. Mas ele lhe respondeu: Falas como qualquer doida; temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios” (Jó 2:9 e 10).

Conhecia e declarava Deus como Senhor absoluto e ele como filho submisso a tudo.

No meio de toda a discussão com seus amigos, repetimos, ele disse: “Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra” (Jó 19:25).

Ele já sabia do Messias, do Ungido de Deus que viria para a sua plena restauração.

Mas efetivamente foi quando Deus o colocou como sacerdote sobre seus amigos e ele exerceu sua função sacerdotal (levar seus amigos a Deus) é que sua sorte foi restaurada.

Deus disse a seus amigos:

7. Tendo o Senhor falado estas palavras a Jó [vide capítulo 40:6 em diante], o Senhor disse também a Elifaz, o temanita: A minha ira se acendeu contra ti e contra os teus dois amigos; porque não dissestes de mim o que era reto, como o meu servo Jó. 8. Tomai, pois, sete novilhos e sete carneiros, e ide ao meu servo Jó, e oferecei holocaustos por vós. O meu servo Jó orará por vós; porque dele aceitarei a intercessão, para que eu não vos trate segundo a vossa loucura; porque vós não dissestes de mim o que era reto, como o meu servo Jó. 9. Então, foram Elifaz, o temanita, e Bildade, o suíta, e Zofar, o naamatita, e fizeram como o Senhor lhes ordenara; e o Senhor aceitou a oração de Jó” (Jó 42:7 a 9).

Deus muitas vezes está nos orientando a nos submetermos a um sacerdote (Jó) que Ele levantou, para que esse sacerdote ore por nós e nossa vida seja mudada.

Os amigos de Jó entenderam isso e foram pedir a oração ao sacerdote a quem Deus colocou sobre eles.

Na obediência deles e no sacrifício que Jó, como sacerdote, fez diante de Deus, eles foram perdoados e aceitos.

Foram duas as pontas da obediência: dos amigos de Jó e do próprio Jó.

Eles ouviram Deus e se submeteram a Jó.

Jó ouviu a Deus e se submeteu ao comando Dele.

Isto feito vem restauração: “Mudou o Senhor a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o Senhor deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra” (Jó 42:10).


CONCLUSÃO:


Deus quer hoje restaurar sua sorte.

Entre tudo o que Ele quer restituir há três “filhas” para você receber:

Jemima: significa pomba e também significa: "dia-a-dia".

Receba a restauração de Jemima, no seu “dia-a-dia”, no curso de seus dias.

Quezia: significa canela (madeira perfumada) e significa: "cássia" (também madeira perfumada).

A palavra cássia significa no hebraico: raspar, remover, cortar.

Receba a unção de Quezia (Cássia), para remover o poder do inimigo.

Receba a unção de Quezia (Cássia) para renovação do poder de lutar contra o inimigo que nos subjugava.

Quéren-Hapuque: significa "chifre de antimônio" ou “chifre, referindo-se à força, ou ainda frasco (recipiente para óleo)”.

Receba Quéren-Hapuque, o chifre para guardar o óleo de cássia, para que a sua força não se perca.

Voltar